Canjica funcional x canjica tradicional


CANJICA FUNCIONAL X CANJICA TRADICIONAL  | Flavia Cyfer - Nutricionista

    Com  tantas festas de São João pela cidade, é impossível não bater aquela vontade de comer algum prato típico. Sem dúvidas a canjica é um dos pratos mais procurados nessa época do ano, por isso resolvi  separar uma receita de canjica funcional para  você fazer e se deliciar.

     Aproveitando o assunto  colocamos também os ingredientes e informações nutricionais da canjica tradicional,  e gostaria de alerta-los  sobre a grande diferença calórica entre as duas receitas, sem falar da diferença da qualidade dos ingredientes usados.


Canjica Tradicional

Ingredientes:

-2 xícaras (chá) de Canjica de Milho pronta

-2 litros de água

-1 xícara (chá) de açúcar

-1 litro de leite

-100g de coco ralado

-Um pouco de Cravo-da-Índia e Canela-da-China em Casca a gosto

-1 lata de leite condensado

-1 lata de creme de leite


 valor Nutricional  por porção: 255,8 kcal

11 g de Lipídeos

34g de Carboidrato

4,7g de Proteína


Canjica Funcional

Ingredientes: ⠀       

- 1 xícara  de milho branco seco para canjica ⠀

- 1 canela em pau ⠀

- 3 cravos-da-índia ⠀

- 1 pedaço de casca de limão sem a parte branca ⠀

- 2 xícaras de bebida  vegetal (coco ou amêndoas)⠀

- 1 c. de sopa de amido de milho (se achar que precisa engrossar)⠀

-  xilitol ou eritritol a gosto

- ½ xícara de leite de coco light ou caseiro ⠀

- Canela em pó a gosto, um pouco de Cravo-da-índia também pode dar um sabor especial


Modo de preparo:  Deixe o milho de molho em água fria por 12 horas. Escorra e cozinhe em panela de pressão com 2 xícaras de água, a canela, o cravo e a casca de limão por 30 minutos. Aguarde a pressão reduzir, abra a panela e acrescente o leite e o adoçante. Ferva a mistura com a panela parcialmente coberta por cerca de 10 minutos até engrossar um pouco, mexendo ocasionalmente. Adicione o leite de coco, aguarde levantar fervura novamente e retire do fogo. Sirva quente ou frio com a canela em pó polvilhada.⠀


Rende 7 porções:

valor Nutricional por porção: 100,2 kcal

7,2 g  de Lipídeo

8,2 g de Carboidrato

1,3 g de Proteína

    

    A diferença é bem significante  entre as duas receitas, 155,6 calorias  a mais incorporadas em ingredientes nada benéficos a saúde.  

    A receita original é regada de açúcar, alimentos inflamatórios cheio de química e  gorduras. Já a receita funcional foi desenvolvida  para ser gostosa e fazer algum bem para sua saúde. A troca do leite foi feita por bebida vegetal, que é cheia de gorduras boas e outros nutrientes. Foram acrescentado também ingredientes bem termogênicos e com ativos funcionais com potencial de ajudar todos os processos metabólicos do seu organismo.


> Deixe seu Comentário



Flavia Cyfer

Nutricionista graduada em Nutrição pela Universidade Gama Filho, pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP e pós graduanda e

Leia mais...

Canjica Funcional
Canjica Funcional

Ingredientes: ⠀...

ESPAGUETE DE LEGUMES
ESPAGUETE DE LEGUMES

Ingredientes:- 250g do legume de sua preferência (abobrinh...

Bons Carboidratos para Pré-Treino | Flavia Cyfer - Nutricionista

Bons carboidratos para pré-treino


Bons Carboidratos para Pré-Treino | Flavia Cyfer - Nutricionista

     Refeições de qualidade são um importante recurso para otimizar resultados e preparar o corpo para melhor responder aos estímulos, especialmente quando se fala em hipertrofia. 

    A batata doce, por exemplo, fornece energia rápida e de forma saudável. Contém minerais imprescindíveis para os músculos como o potássio, fósforo, ferro e cálcio. A mandioca, também é uma opção que fornece boas quantidades de cálcio, fósforo e magnésio, além de tem poucas calorias e muitas fibras que melhoram saciedade.  

    A banana é conhecida por seus benefícios para a saúde de forma geral, além de atuar no aumento da força muscular para aguentar séries intensas, prevenindo fadiga. 

    Na maioria dos casos, os melhores carboidratos para quem treina são os complexos que contém bastante fibra e são absorvidos lentamente pelo corpo, como a aveia. 

    A aveia é uma ótima fonte de carboidrato, já que contém gorduras boas e ainda fornece proteína, além de possuir nutrientes que auxiliam o ganho de massa muscular, como ferro e niacina. O ferro auxilia no transporte de oxigênio para os músculos e a niacina auxilia o corpo a converter carboidratos em energia e utilizar corretamente a proteína.

    Para quem não tem fome ou possui alguma complicação digestiva,  o uso da palatinose juntamente com whey protein costuma ser indicado. Isso porquê a palatinose é um carboidrato de baixo índice glicêmico, o que significa que o fornecimento de energia em forma de glicose é mais lento e equilibrado, acontecendo de forma gradativa ao longo do treino. Ao combinar a palatinose com o whey protein ainda acrescentamos uma boa dose de proteína, fornecendo mais  elementos para a construção muscular.

    Seguem algumas receitinhas que costumo indicar no consultório:

 

    OAT MEAL COM OVO

Ingredientes:

- 1/4 de xícara de aveia Sem glúten

- ¾ de xícara de água 

- Sal e pimenta a gosto

- 2c. de sopa de cebola

- 1 ovo

- Cebolinha 

    Modo de preparo:

    Cozinhe a aveia, temperada com sal e pimenta, na água até engrossar. Doure a cebola na frigideira com 1 fio de azeite ou óleo de coco, coloque o ovo e deixe cozinhar. Coloque por cima da aveia e finalize com cebolinha.

 

    COXINHA FIT DE INHAME OU BATATA DOCE 

    Ingredientes:

-120g de frango cozido e desfiado (temperado com pouco sal, limão e pimenta do reino)

-80g de inhame ou batata doce cozida

- 4 colheres de sopa de biomassa de banana verde


    Modo de preparo:

    Passe o inhame ou a batata doce no processador ou amasse até virar uma massa. Divida em 2 partes (2 porções) e recheie com o frango desfiado e 1 colher de chá de requeijão de buffala. Coloque no forno ou air fryer por 15 a 20 minutos a 200°C


    PANQUECA DE BANANA

     Ingredientes:

- 1 ovo 

- 1 banana

   
    Modo de preparo:

    Coloque na frigideira quente, untada com óleo de coco e vire o lado, coma  ajuda de um pratinho. Mel e chia pra finalizar. DICA: Na hora de virar a panqueca, utilize um prato para ajudar, não use espátula!



> Deixe seu Comentário



Flavia Cyfer

Nutricionista graduada em Nutrição pela Universidade Gama Filho, pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP e pós graduanda e

Leia mais...

Canjica Funcional
Canjica Funcional

Ingredientes: ⠀...