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Ansiedade: Como usar a alimentação para acabar com ela

A ansiedade já é considerada o mal do século e atinge cerca de 10% da população brasileira. Uma das maneiras que muitas pessoas arranjam para tentar aplacar os seus efeitos, é através da ingestão exagerada de alimentos, principalmente doces. Entretanto, tal atitude vem seguida por uma sensação ruim e de arrependimento. Para lhe ajudar nessa missão, fiz este artigo explicando como a ansiedade funciona e com dicas de como controlá-la pela alimentação.

A ansiedade nossa de cada dia

Muitos fatores levam ao desencadeamento da ansiedade, isso varia de pessoa para pessoa. No geral, ela vem acompanhada de alguma insatisfação com o momento presente, gerando uma grande expectativa com as coisas futuras. A resposta do corpo a esta condição emocional é através do aumento de cortisol – o hormônio do estresse. Com isso, entendemos que precisamos de algo que nos dê prazer imediato que aumente os níveis de serotonina no corpo – o hormônio do prazer – e isso pode ser conseguido através da alimentação, principalmente o açúcar. Isso ocorre, pois ele tem fácil absorção e gera um prazer instantâneo, funcionando quase como uma droga, aliviando por poucos instantes aquela ansiedade. Pouco tempo depois, tudo parece recomeçar. Então, gera-se um ciclo vicioso com uma alimentação nociva e frustração constante. O lado bom é que você também pode usar a alimentação para acabar com isso tudo.

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A resposta dentro de você

O nosso corpo condiciona-se aos hábitos que ensinamos a ele. Portanto, a partir do momento em que você inclui um novo hábito na sua vida para substituir um antigo, isso vai funcionar, mas precisa de persistência e também um pouco de ciência. Livrar-se de hábitos nocivos não é uma tarefa fácil, exige muita disciplina e perseverança, mas ao longo do tempo, os resultados são enormemente satisfatórios. Primeiro de tudo, você deve achar o ‘gatilho da ansiedade’, que é algum comportamento ou acontecimento que fazem com que você fique ainda mais ansioso e procure uma válvula de escape – no caso, a comida. Uma vez identificando o gatilho, fica mais fácil mudar o hábito para que os impulsos diminuam. Outro ponto, é evitar passar por locais que facilitem o acesso aos alimentos prejudiciais: se, ao caminho do trabalho há uma loja de chocolates, faça uma outra rota para evitar ser tentado. Também não traga para dentro da sua casa coisas que facilitem a compulsão: se estiver à mão, resistir vai ser muito mais difícil.

 

Os alimentos que te ajudam nessa

Para ajudar você no controle da ansiedade, conte com o bom e velho alface, pois ele tem aquela conhecida substância calmante. Você pode usá-lo tanto para comer ou para o preparo de chás – estes que ajudam bastante no controle da ansiedade. Os chás de Camomila também ajuda a relaxar. Os alimentos integrais são muito importantes, pois ajudam na liberação de serotonina e na regulação do intestino. Frutas cítricas também ajudam, através da redução do cortisol – e não esqueça do maracujá, seu melhor calmante. Os alimentos orgânicos ajudam bastante a regular a ansiedade, uma vez que eles vão atuar no bom funcionamento de todo o ser organismo. Os alimentos probióticos, como iogurtes e leite, também.

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Exercício físico: corra com a ansiedade para longe!

A atividade física também é altamente recomendada para quem quer se livrar da ansiedade. Ela gera um bem-estar em todo o corpo logo após a sua execução e libera uma série de hormônios benéficos para a saúde no geral. A motivação para fazer a atividade pode vir através dos benefícios futuros que você alcançará com ela. O maior desafio sempre vai ser colocar uma roupa confortável e o tênis, mas depois de, ao menos 20 minutos de caminhada, seu corpo já vai começar a te agradecer. Um estudo científico recente, provou que atividades físicas ao ar livre aumentam muito a sensação de bem-estar e relaxamento, ajudando no controle da ansiedade. Também arranje atividades que lhe dêem prazer, como leitura, um quebra-cabeça um no novo hobby, através delas, novas conexões mentais são criadas e vão te ajudar a se distrair quando a tentação vier.

 

Viver saudável é sempre a melhor opção

Não é difícil perceber que uma alimentação saudável, junto com a prática de exercícios físicos, traz benefícios incalculáveis para o nosso corpo e a nossa mente. Uma vida bem regrada ajuda a combater a ansiedade, a depressão e várias outras doenças emocionais que tem atingido cada vez mais as pessoas. Por isso, leve sempre com você essa máxima e preste bem atenção em tudo o que você coloca para dentro de si, seja através de alimentos ou pensamentos. E sempre que precisar de ajuda, estou aqui!

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