Será que estou ficando neurótico com a alimentação?

Mudar o estilo de vida e a alimentação e sentir-se saudável é bom demais, não é mesmo? No entanto, sempre vai ter alguém que vai olhar para os seus novos hábitos saudáveis e dizer: “você está ficando neurótico com a alimentação!”

Pensando nisso e levando em conta as dezenas de relatos que chegam dos meus pacientes, resolvi falar sobre neuras e alimentação, pois acredito que essa cena deve ter acontecido algumas vezes com você no seu novo propósito:

Você está focado na mudança do seu estilo de vida e da sua alimentação e tenta, ao máximo, não sair da linha. Você fica feliz porque está realmente conseguindo. O prazer da vitória de resistir está maior do que a vontade de dar uma ‘escorregada’ e comer um doce ou outra ‘gordice’ qualquer.

Então, alguém chega para você, em uma festa ou evento e diz: “Não vai comer nem um pedacinho? Nossa que exagero! Acho que você está ficando neurótica com a alimentação!” Nesse momento, você começa a se questionar se está realmente passando do ponto e se perguntar sobre tudo o que está fazendo.

neurótico com a alimentação

 

Isso acontece com muita frequência. No meu consultório, costumo escutar sempre essas queixas dos meus pacientes, que muitas vezes acabam saindo da linha apenas para não serem vistos como “chatos” ou “neuróticos com a alimentação”. O pior é que eles acabam ficando tristes e chateados porque, na verdade, gostariam de estar seguindo à risca as suas estratégias para vencer os seus desafios pessoais.

 

A mensagem que faço questão de passar para eles é que a única pessoa que pode avaliar se há a necessidade de quebrar a regra ou não é apenas você. Somente se você estiver achando entediante a alimentação e  achar que necessita dar uma “jacada”. Aí sim o faça. Assuma a responsabilidade e não aceite ficar neurótico com a alimentação.

Não postergue sua meta por conta dos outros. Se alguém achar que você está radical ou neurótico com a alimentação, isso não deve influenciar você negativamente. Só você sabe o quanto quer alcançar os objetivos que você estipulou.

neurotico com alimentação

Só você sabe se está infeliz por estar se privando de alguma coisa. Talvez a sua meta não seja importante para quem está te criticando. Mas ela é para você. A meta é sua, a disciplina é sua, diz respeito a você. Muitas vezes “neurose com a alimentação” é confundida com “disciplina”. E sem disciplina não se chega a lugar nenhum.

Para finalizar, você deve perguntar a si mesmo: Estou infeliz sendo disciplinado? Estou sofrendo? Quero realmente sair da minha programação? Quero muito alcançar a minha meta? A soma de todas essas respostas vão levar à resposta final: estou sendo “neurótico com a alimentação”?

 

Seja feliz, seja você e liberte-se!

No Comments

Post A Comment

Tire suas dúvidas! Estamos a disposiçao!

Fale Conosco no WhatsApp