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Os 10 alimentos que você deve incluir e outros 10 que você deve tirar da sua vida agora

Para um estilo de vida saudável e equilibrado, certas escolhas têm de ser tomadas. Uma delas, refere-se a alguns alimentos que devem ter permanência obrigatória na nossa vida e outros que não devem nem passar perto dos nossos olhos.
Pra te ajudar nessa, montei uma lista com 10 alimentos que você deve eliminar já da sua alimentação e outros 10 que tem de fazer parte da sua rotina. Ao incorporar esses novos hábitos, você verá que os resultados são impressionantes: mais disposição, energia e menos inchaço e cansaço. Vamos lá?
Vamos começar pelos que devemos ELIMINAR.

AÇÚCAR
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Muito utilizado em produtos industrializados (por vezes mascarado com outros nomes) seu consumo rotineiro e em excesso está intimamente relacionado à síndrome metabólica, causando inflamação, aumento de obesidade, resistência à insulina e diabetes. O ideal é que se habitue a desfrutar o doce natural das frutas, o amargo dos chás e do café, por exemplo, sem precisar adoçá-los. No entanto, quando precisar, é preferível utilizar adoçantes naturais como stévia e xilitol.

 

ÁLCOOL
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Além de estar relacionado com uma menor absorção e até mesmo a perda de nutrientes, sua metabolização é muito complexa para o nosso organismo, podendo, a longo prazo, resultar em diversos problemas. Nossa microbiota intestinal, por exemplo, tende a desenvolver mais bactérias patogênicas (do mal) quando exposta constantemente ao álcool.

 

ULTRAPROCESSADOS

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Apesar de ilustrarem praticidade, já sabemos que são vilões conhecidos pela composição rica em sódio, gorduras, açúcares e demais carboidratos refinados. Também contam com uma quantidade elevada de aditivos artificiais como corantes, aromatizantes e conservantes que são inimigos do nosso equilíbrio nutricional.

 

 

FARINHA REFINADA

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Presente na maioria dos pães industrializados, a farinha branca é o resultado de um processo que retira todas as fibras, deixando apenas o carboidrato de fácil absorção. Esse tipo de carboidrato possui alto índice glicêmico e, por isso, nos dá a sensação de fome mais rápida, estimulando um ciclo de vontade persistente de massas e pães que propicia a compulsão alimentar.

 

REFRIGERANTES

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Os antigos “donos da festa”, vem perdendo o seu espaço como resultado de uma maior conscientização sobre suas quantidades elevadíssimas de açúcares e substâncias prejudiciais ao nosso corpo. Responsáveis por acidificar o sistema digestivo, são inimigos das estratégias que o corpo utiliza para desintoxicar. Também são perigosos para a saúde dos ossos, já que atrapalham nossa absorção de cálcio.

 

 

EMBUTIDOS E DEFUMADOalimentos 7

Top 10 na lista de alimentos que representam risco para câncer no trato gastrointestinal (esôfago, estômago, intestino), devem ser retirados IMEDIATAMENTE! Sua composição concentra gordura, sódio, corantes, aromatizantes e os mais diversos aditivos artificiais extremamente perigosos para nosso organismo.

 

MARGARINA

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A gordura vegetal modificada – margarina – é uma das principais responsáveis pela inflamação do nosso corpo, pois predispõe nosso organismo a uma série de desequilíbrios. Sua composição resume-se em emulsificantes, espessantes, corantes e uma gordura nada saudável.

 

 

SUCO INSTANTÂNEO E DE CAIXINHAalimentos 9

Mistura de açúcar com corantes sem nutrientes e nem fibra alguma. Precisa falar mais alguma coisa? Corta fora! E diga sim aos sucos naturais diretos da fruta!

 

 

SORVETE INDUSTRIALIZADO

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Devemos oferecer ao nosso corpo nutrientes de qualidade, com vitaminas e minerais em abundância para podermos enfrentar com disposição as nossas atividades diárias. Sorvetes artificiais não se encaixam nessa necessidade por possuírem as famosas ‘calorias vazias’. Vamos buscar aqueles à base de frutas, sem gordura hidrogenada, corantes nem aromatizantes artificiais. Que tal um sorvetinho feito em casa com manga congelada, gengibre e hortelã? Delicioso!

 

 

MACARRÃO INSTANTÂNEO

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Quando o assunto é falta nutrientes ele é o rei! Além disso, possui o maior teor de sódio de sua classe: em uma porção (junto ao pó para preparação de caldo que é uma mistura de corante com glutamato monossódico) a concentração de aproximadamente 2.000 mg de sódio, quando a quantidade DIÁRIA indicada é de no máximo 400 mg.

Agora, vamos para os alimentos que você deve INCLUIR na sua alimentação.

 

FRUTAS VERMELHAS

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Riquíssimas em antocianinas antioxidantes, que dão a elas as cores avermelhadas e roxas, elas são importantes para rejuvenescer as nossas células, nos ajudando a eliminar as toxinas e prevenir desequilíbrios. Também protegem a pele e trabalham contra o envelhecimento.

 

 

OLEAGINOSAS

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Ricas em gorduras do bem, compostos bioativos, fibras e diversos nutrientes, as oleaginosas exercem o efeito antiinflamatório e ajudam a compor um lanchinho saudável e completo, garantindo saciedade!

 

 

 

FOLHAS VERDE ESCURAS

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Ricas em clorofila, pigmento que ajuda a oxigenação do sangue, nos dão muito mais energia e ajudam na desintoxicação do corpo.

 

 

 

 

CHIA

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A sementinha, rica em ômega 3, possui muitas fibras e nos ajuda bastante a aumentar saciedade, reforçar a imunidade e a saúde intestinal, auxiliando inclusive na diminuição do índice glicêmico dos alimentos ingeridos na mesma refeição.

 

 

 

 

CANELA

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Ajuda a diminuir a vontade de comer doces, aumenta o metabolismo e é uma ótima aliada na luta contra o açúcar, já que dá sabor adocicado aos chás, café e sobremesas naturais.

 

 

 

GENGIBRE

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Possui efeito antiinflamatório, termogênico e atua contra o enjoo, auxiliando a proteção do nosso estômago e ajudando, inclusive, no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

 

 

 

CÚRCUMA

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Possui efeito anticâncer, antiinflamatório e ajuda a prevenir a obesidade, atuando fortemente no equilíbrio do nosso organismo.

 

 

 

 

PIMENTAalimentos 19

Possui capsaicina, substância com elevadíssimo poder antiinflamatório e analgésico e ainda tem o poder de aumentar o metabolismo.

 

 

 

QUINOA

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Rica em proteínas e fibras, ajuda o intestino a funcionar regularmente, sendo um carboidrato do bem, com baixo índice glicêmico e rico em proteína.

 

 

 

 

SEMENTES

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Também interessantes para compor lanchinhos, são ricas em minerais, fibras, proteínas e gorduras do bem, nos dando saciedade. Contém vitaminas como as do complexo B e E, além de triptofano, um aminoácido importante para a produção de serotonina, ajudando a manter o bom humor.

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Espero que todas essas informações tenham sido importantes para pensar sobre a importância de escolhermos bem aquilo que ingerimos diariamente. Agora que você já sabe quais os melhores combustíveis para o nosso corpo, é hora de colocar em prática esses conhecimentos para viver melhor. Se precisar de uma ajudinha, estou aqui!

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4 Comments
  • Iris Vale
    Posted at 10:08h, 13 Março Responder

    Adorei! Mais energia e melhor funcionamento do organismo! Meu resumo de felicidade!

    • Flávia Cyfer
      Posted at 13:01h, 03 Maio Responder

      Com certeza! A alimentação saudável ajuda na busca pela felicidade! 🙂

  • Sheila
    Posted at 14:48h, 13 Março Responder

    Então no meu caso faltam 3 coisas: Tirar açucar (consumo quase todos os dias), macarrão instantâneo (como de vez em quando) e falta incluir gengibre (não gosto do sabor) 🙁

    • Flávia Cyfer
      Posted at 13:03h, 03 Maio Responder

      Se livrar do açúcar é realmente difícil no começo, mas depois que a gente se acostuma, não quer outra coisa, viu, Sheila! Vamos seguir firmes no propósito da vida saudável! Um beijão!

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